Chegou a hora de entregar o Bloco K?

31 de outubro de 2018
Posted in Artigos
31 de outubro de 2018 Newdata

Chegou a hora de entregar o Bloco K?

Ótimo! Transforme esta obrigação em estratégia e diferencial competitivo!

Como sabem, uma série de indústrias é obrigada a efetuar a entrega do conjunto de informações chamado de “Bloco K”, que agora é digitalizado e unificado ao SPED EFD (Sistema Público de Escrituração Digital – Fiscal Digital).

Nós da New Data somos especialistas na entrega e no que chamamos de “A Evolução do Bloco K” que se destaca pelos procedimentos de melhoria e análise de todas as áreas e do negócio como um todo durante o processo de entrega dos documentos. Falaremos disso mais à frente.

Dentre as características obrigatórias de entrega, podemos destacar:

  • Cadastro de itens;
  • Ficha técnica: estrutura da engenharia com a perda padrão;
  • Informações de estoques;
  • Produção;
  • Correção de apontamentos de períodos anteriores e
  • Ajustes de estoques.

Dentre os prazos para cumprimento das obrigações, temos:

  1. 1º de dezembro de 2016: para indústrias de bebidas (CNAE 11), exceto para CNAE 1121-6 e para indústrias de produtos de fumo CNAE 122.
  2. 1º de janeiro de 2017: para estabelecimentos classificados nas divisões do CANE 10 a 32, com faturamento igual ou superior R$ 300.000.000,00.
  3. 1º de janeiro de 2018: para estabelecimentos classificados nas divisões do CANE 10 a 32, com faturamento igual ou superior R$ 78.000.000,00.
  4. 1º de janeiro de 2019 para as demais indústrias e atacadistas classificados nos grupos CNAE 462 a 469.

Um dos grandes desafios no processo de entrega é a conscientização de todos os colaboradores sobre a importância da integração entre as áreas da empresa no compromisso de garantir a qualidade das informações a serem entregues ao FISCO (RFB), bem como do cuidado com o sigilo das mesmas. Visto que estamos falando de dados sensíveis da empresa (matéria prima, produto em processos, produto acabado e produto intermediário), ficha técnica do produto, informações detalhadas da produção, dos estoques e de terceiros, todo o processo deve ser realizado com total atenção e comprometimento de todos, até porque a multa por irregularidade pode chegar a 150% do valor do imposto devido.


E é diante deste cenário que a ”Evolução do Bloco K” se faz protagonista, utilizando nossos quase 40 anos de experiência para transformar esta obrigatoriedade numa oportunidade de evolução, redução de custos e vantagem competitiva para sua empresa. Nosso processo envolve inúmeras etapas, dentre as quais podemos citar:
Integração de sistemas, pessoas e processos;
Integração de todo o ERP e sistemas de gestão;
Disciplina nos ajustes de estoques e uso de NF;
Controle rigoroso dos estoques e classificação ABC;
Controle das perdas e quebras durante o processo produtivo;
Benefícios fiscais que a obrigatoriedade oferece.

Nosso método integra o corpo de funcionários e toda a pirâmide hierárquica, num processo que afeta os setores e departamentos de forma positiva, fazendo com que a empresa reme unida para alcançar seus objetivos.

Conheça mais sobre nossos processos e como podemos ajudar a sua empresa a obter resultados sustentáveis e perenes. Agende um café e venha nos conhecer!
Saiba mais sobre a Evolução do Bloco K